Dando prosseguimento a proposta da matéria “Um guia da mídia independente brasileira”, o Cenário foi atrás de mais iniciativas interessantes presentes no mapa da Pública para informar e entreter nossos leitores. Veja a seguir.

Ecologia/Meio Ambiente:

Movimentos, ONGs, empresas e indivíduos, cientes do desafio de tornar a exploração humana dos recursos naturais em algo sustentável, têm, há alguns anos, conseguindo aumentar a consciência de todos nós sobre os problemas enfrentados por nosso planeta.  As mídias independentes, por sua vez, são um dos meios pelos quais é possível debater e informar sobre esse assunto. Confira a nossa seleção das mídias mais interessantes com esse tema.

Envolverde – O portal foi criado em 1998 e nasceu do Terramérica, semanário ambiental da América Latina. Hoje, é um dos principais sites brasileiros sobre sustentabilidade e publica, diariamente, notícias sobre o tema em suas várias editorias: Ambiente, Economia, Sociedade, Saúde e Educação. Entre seus méritos, dois prêmios Ethos e um Prêmio de Melhor Mídia em Meio Ambiente do Instituto Chico Mendes. A missão da iniciativa é “ampliar o conhecimento social da sustentabilidade por meio do jornalismo e da comunicação”.

#Colabora – é um projeto jornalístico sem fins lucrativos ou vinculação partidária com o objetivo de “provar que a sustentabilidade vai muito além dos bichinhos e das plantinhas”. Seus temas recorrentes são o aquecimento global, saneamento, energia, água, biodiversidade, florestas, mobilidade urbana, entre outros, sem deixar de considerar  “o enorme desafio da inclusão social” em cada um desses assuntos.

Mobilize – Primeiro portal brasileiro de conteúdo exclusivo sobre Mobilidade Urbana Sustentável. A iniciativa apresenta não apenas notícias sobre o assunto, como tem espaço em seu site para estudos e estatísticas também. O projeto é uma realização da Associação Abaporu, organização sem fins lucrativos qualificada como OSCIP (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público), fundada em 2003, e que atua nas áreas de educação, cultura e cidadania.

Cultura:

As mídias independentes com o conteúdo mais interessante sobre música, literatura, arte, filmes, séries, entre outros temas, estão nessa seleção. Confira abaixo.

SCREAM & YELL – Com conteúdo voltado para a cultura pop, este site trás entrevistas, reviews e coberturas de festivais de música, cinema e cerveja. Um de seus diferencias, é tratar todos os artistas como iguais, independente de seu apelo mercadológico ou popularidade. Além disso, eles também atuam produzindo e lançando álbuns, fazendo podcast e mixtapes.

Overloadr – A proposta desse site é tratar os videogames com a devida “seriedade jornalística e apresentar todo aspecto cultural que envolve a mídia”. Seu conteúdo é feito em diferentes formatos (vídeos, textos e podcasts) e abordam os jogos em suas diferentes facetas. Sejam elas culturais, artísticas ou tecnológicas.

Revista Gambiarra –  Esta revista online pretende “adicionar novas práticas na produção jornalística de Vitória da Conquista e região”, por meio das entrevistas e grandes reportagens que produzem sobre os mais diversos temas. Atualmente, possui cinco colunas, sendo elas: Trocando em Miúdos (Política), Além do Look (Moda e sustentabilidade), Sem Firula (Esporte), Geleia Geral (Música brasileira) e Seja Nerd (Cultura pop).

Por: Edson Neto

Anúncios