O último fim de semana ficou marcado como o encerramento de temporada nas cinco principais ligas europeias.  Após uma intensa luta durante os sete meses de competição, finalmente conhecemos os times que irão representar Itália, França, Alemanha, Espanha e Inglaterra na Liga dos Campeões e na Liga Europa.

Na Inglaterra, uma grande surpresa arregalou os olhos de muita gente, o Leicester se tornou campeão, enquanto nas outras quatro ligas, os campeões se repetiram. Na Itália, a Juventus emplacou seu quinto título consecutivo, França e Alemanha viram PSG e Bayern, respectivamente, erguer a taça pela quarta vez seguida, enquanto na Espanha, o Barcelona se tornou bicampeão.

Hegemônicos.jpg

Todos eles já têm vaga garantida na fase de grupos da Champions League, mas muitos outros times também marcarão presença no torneio. Vamos saber quais são?

Espanha – 7 vagas

Na península ibérica, o Barcelona se tornou bicampeão após vencer o Granada na última rodada. Juntos com o time do trio MSN estão classificados para a próxima edição do principal torneio europeu Real Madrid, Atlético de Madri e Villareal.

Além dos quatro primeiros colocados, o Sevilla também garantiu uma vaga na Liga dos Campeões da Europa por ter conquistado a Liga Europa desta temporada. É a terceira vez consecutiva que o time da Andaluzia conquista o caneco.

Para a Liga Europa da próxima edição, estão classificados Athletic de Bilbao e Málaga, quinto e sexto colocados do Campeonato Espanhol. A terceira vaga  espanhola na competição será do Málaga, oitavo colocado, já que Barça e Sevilla, finalistas da Copa do Rei, estão garantidos na Champions.

Alemanha – 7 vagas

Na Alemanha já está tudo decidido. Os sete primeiros colocados da Bundesliga serão os sete representantes do país na Europa, isso por que a final da Copa da Alemanha (torneio que dá vaga para a Liga Europa) será decidida entre Bayern de Munique e Borussia Dortmund, já classificados para a Liga dos Campeões como campeão e vice-campeão respectivamente.

Na Champions, os dois gigantes alemães terão a companhia de Bayer Leverkusen e Borussia Mönchengladbach. Para a Liga Europa classificaram-se Schalke 04; Mainz 05 e Hertha Berlin.

Inglaterra – 7 vagas

No campeonato mais forte e rico do mundo, quem se sagrou campeão foi o pequeno Leicester. Campeão com duas rodadas de antecedência, o time de Claudio Ranieri foi o primeiro inglês a se garantir na Liga dos Campeões 2016-17. Junto com os Foxes, Arsenal, Totthenham e Manchester City disputarão a liga milionária na próxima temporada.

Quinto colocado no campeonato, o gigante Manchester United assegurou sua vaga na fase de grupos da Liga Europa após vencer o Bournemouth por 3 a 1. As outras duas vagas são de Southampton (6º colocado no Inglês) e Crystal Palace (finalista da Copa da Inglaterra).

Itália – 6 vagas

Além da campeã Juventus, outros cinco times já garantiram presença nas competições europeias. Os outros representantes da “velha bota” na Champions League serão Napoli e Roma, segundo e terceiro colocados do Campeonato Italiano. Para a Liga Europa, se classificaram Inter de Milão (4º); Fiorentina (5º).

A briga pela última vaga

Sexto colocado no Campeonato Italiano, o Sassuolo terá que secar o Milan na final da Coppa Italia na qual os rossoneros enfrentam a Juventus no dia 21 de maio. Como a equipe de Turim já está garantida na Champions League, caso ela derrote o Milan, a vaga que seria dela passa para sexto colocado do campeonato. Para o Milan ser o último representante da Itália na Europa, só resta uma saída: ser campeão da Coppa.

França – 6 vagas

Na França, o papa-títulos PSG faturou as três principais competições nacionais (Ligue 1, Copa da França e Copa da Liga) e praticamente não deu chances para que outros times faturassem as vagas que as Copas disponibilizam para a Liga Europa. Junto com o time bilionário da capital francesa, Lyon e Monaco representarão a França na Liga dos Campeões, enquanto as vagas da Europa League foram para Nice, Lille e Saint-Étienne.

Por Douglas Dayube

Anúncios