Por Thais Ximenes

No dia 23 de novembro de 1963, ia ao ar o primeiro episódio de uma série de ficção científica chamada Doctor Who . Produzida e transmitida pela BBC britânica, a série contava a história do Senhor do Tempo, um alien humanoide – com dois corações – que se auto intitulava The Doctor. Ele era capaz de viajar pelo tempo e espaço dentro de uma nave chamada T.A.R.D.I.S, que depois de um problema assumiu a forma de uma cabine telefônica de polícia dos anos 1960. O Doctor viaja pelas dimensões sempre salvando a Terra ou outro planeta de qualquer outra galáxia da destruição iminente.

O primeiro Doctor da série clássica/ Foto: The Guardian

Juntamente com o Doctor, viajavam alguns companheiros normalmente mulheres humanas. Elas se metiam nas mais doidas confusões tentando salvar o universo dos inimigos do Doctor. Além disso, por ser um Senhor do Tempo, o Doctor tem a capacidade de se regenerar e de transformar em outro. Ao longo de 26 anos (1963-1989), oito atores de revezaram no papel e mais de 35 atores foram seus companheiros.

Em 1989, a BBC suspendeu a exibição de Doctor Who alegando apenas um hiato entre a 26º e 27º temporada. Mas, na verdade a série estava sofrendo boicote dentro da própria BBC. Como o foco principal da emissora não era ficção científica, a série começou a sofrer cortes no orçamento e a qualidade visual começou a pecar, principalmente quando comparada as séries norte-americanas do mesmo gênero.

T.A.R.D.IS – Time and Relative Dimensions in Space

Após 16 anos e uma tentativa falha de virar filme, Doctor Who retorna a grade de exibição da BBC do mesmo ponto onde havia parado: na regeneração do oitavo para nono Doctor. Os investimentos gráficos da série voltaram colaborando com a audiência, que se firmou com uma das mais altas da emissora. A “nova” série mistura elementos novos, mas sem deixar de fazer referências a série clássica.

Atualmente, a série está em produção da 8ª temporada. Matt Smith, interprete do Doctor desde a quinta, prepara-se para deixar o posto no episódio de Natal, previsto para ir ao ar dia 25 de dezembro. Este ano, foi anunciado em um evento especial que Peter Capaldi  assumirá a posição.

 Quer saber mais?

 Episódio especial de 50 anos 

Este slideshow necessita de JavaScript.

Anúncios