Por Débora Diettrich, Isabella Zonta e Marcela Rochetti

Quantas vezes você se pegou cantarolando a música do filme ao sair do cinema? Ou relembrando a cena mais marcante enquanto assobia a canção tema? Às vezes as musicas ficam por dias em nossas cabeças. A trilha sonora é um dos mais importantes elementos na composição de uma produção audiovisual. Ela ajuda a contar a história, faz o espectador entrar no clima e entender melhor cada personagem.

Foto: Reprodução

Um dos filmes mais aguardados deste ano, The Great Gatsby, causou frenesi antes mesmo do seu lançamento. O motivo foi o anuncio de sua trilha sonora produzida pelo grande nome do Hip Hop, Jay Z. O filme, que se passa na década de 1920, é embalado por hits atuais. “Ele (Jay Z) entendeu o que o livro almeja”, declarou o diretor, Baz Luhrmann.

Outro diretor que sempre aposta na trilha sonora é o prestigiado Quentin Tarantino. O cineasta é conhecido por montar mixtapes de clássicos revisitados para dar ritmo aos seus filmes, sempre de forma criativa e inusitada. Em dezembro de 2012, Tarantino, que tem no currículo um Grammy de melhor trilha sonora por Kill Bill: Vol.2, presenteou os fãs quando disponibilizou a trilha sonora completa de Django Livre no site oficial do filme.

“A forma como meu método funciona é ter que encontrar a sequência dos créditos de abertura primeiro. Isso parte de mim. Eu encontro a personalidade da obra através da música que estará nesta sequência. É o ritmo do filme. Quando eu já sei o que quero fazer, vira uma simples questão de mergulhar na minha coleção de discos e encontrar as músicas que vão me dar o ritmo do filme”, contou Tarantino em entrevista sobre seu filme Jackie Brown, em 1997.

Há casos de trilhas sonoras que se tornam mais lembradas do que a própria história dos filmes. Os Embalos de Sábado à Noite, Pulp Fiction, Dirty Dancing e Flashdance são exemplos disso. Você consegue pensarem Curtindo a Vida Adoidado sem ficar com twist and shout (twist and shout), come on come on come on, baby now (come on baby), come on and work it on out (work it on out)… na cabeça? Pois é, nem eu.

E não poderia ser diferente com o fenômeno das séries de televisão. Assim, como o cinema, os seriados tem o lúdico efeito de transportar o espectador à outra realidade, alheia a sua, e a trilha sonora serve como um dos instrumentos fundamentais desta experiência. A música contribui decisivamente para caracterizar e contextualizar uma época, um local ou um personagem em um produto audiovisual, assim como figurino, cenário, sotaque dos personagens, por exemplo.

Foto: Reprodução

Outra característica marcante das trilhas sonoras, tanto as de cinema como as de seriados, é misturar peças orquestrais com músicas de maior apelo comercial. Isso quer dizer que produtores musicais lançam mão de obras originais e músicas populares. As músicas compostas especificamente para acompanhar um seriado ou um filme, clássica ou de natureza eletrônica, projetada na ambientação para formar a atmosférica cênica da peça, ou para ser usada tematicamente, são conhecidas como scores (trilhas sonoras originais). Em oposição, o que é comumente chamado de trilha sonora é uma coleção de músicas, de autoria de vários artistas e já lançadas anteriormente, mantém o “espírito”, isto é, a temática do seriado.

Para ilustrar essa discussão, que tal familiarizar-se com algumas das melhores (na humilde opinião das autoras deste texto) trilhas sonoras de seriados dos últimos dez anos?! Abaixo, um Top 5 para sua alegria.

TOP das melhores Trilhas Sonoras

Sons of Anarchy

Bob Thiele Jr é o produtor musical responsável pela genialidade da trilha sonora de Sons of Anarchy. “Às vezes a música é um personagem. As músicas se tornam a narrativa. Elas movem a história, funcionando emocionalmente como um personagem faz”, declarou Thiele em entrevista para a revista Rolling Stone. O produtor tem como característica usar músicas de artistas ainda desconhecidos do grande público. A série chegou a lançar um álbum com canções gravadas (e regravadas) especialmente para Sons of Anarchy.

Gossip Girl

Hey Upper East Siders! Uma das características da trilha sonora de GG era lançar músicas novas que se tornariam o hit mais tocado nas rádios ao redor do mundo. A série pode até ter derrapado no roteiro, mas foi impecável nas escolhas de bandas e músicas que compuseram sua produção musical. A série que teve fim em 2012 tinha um grande alcance de público e o que tocava nos episódios se tornava figurinha carimbada nos iPods dos fashionistas de plantão.

Grey’s Anatomy

Não é surpresa alguma que as músicas de Grey’s tenham se tornado um personagem nesse drama médico. O show da ABC tem Alexandra Patsavas, anteriormente conhecida pelo seu trabalho em The OC, como produtora musical. Porém, neste caso, a relação música-seriado é bem interessante: é o pelo grande público de GA que as músicas que integram suas trilhas sonoras ganham grande alcance e popularidade nas rádios (norte-americanas).

Dexter

Definitivamente a trilha sonora de Dexter é o principal componente para a atmosfera tensa e assustadora, que dá o tom da série. Em geral, as músicas são originais, instrumentais e introspectivas. Music from the Showtime Original Series foi produzido pela Showtime (emissora que transmitiu a série) e disponibilizado no iTunes. Lançado em 2007, o álbum tem 25 músicas, e algumas contam com a narração de Michael C. Hall, o Dexter na trama.

Seriados Musicais

Impossível deixar de listar os seriados do gênero musical. Sim, generalizamos, pois assim fica mais atrativo para todo mundo, até para aqueles que não veem sentido em cantar seus sentimentos a plenos pulmões. Apesar de não contar com a verossimilhança como uma amiga, os seriados musicais, como Glee e Smash, juntam inúmeros fãs e boas críticas especialmente pelas boas compilações de músicas de sucesso e canções originais interpretadas pelos personagens das séries. De Bob Dylan, The Beatles e Frank Sinatra à Madonna, Britney Spears e One Direction – todos os gostos são representados nos seriados musicais, ou mais conhecidos como guilty pleasures.

Se você já se interessou em ter em seu iPod músicas do seu seriado favorito, mas não sabe como acha-las, eis uma dica, caro leitor: existem inúmeros sites especializados em listar e disponibilizar o download das músicas usadas nos seriados. Um dos mais completos é o Heard on TV. Enjoy.

Anúncios