Por Thamiris Paiva

Foto: Reprodução

No próximo dia 30, o Museu da Maré fará uma grande festa para comemorar o lançamento da renovação de sua exposição de longa duração “Os Tempos da Maré”, que já recebeu mais de 40 mil visitantes durante os sete anos em que esteve aberta ao público.

Além de preservar a memória da antiga fábrica de reparo de peças de navios em que está instalada, a exposição discute vários temas de relevância para a vida dos moradores das 16 comunidades locais. Esses temas são apresentados em 12 tempos, que formam um grande calendário, inspirado no calendário “Família Maré”, produzido pelo Museu, em 2005. Vários moradores cederam fotos de família e depoimentos orais para compor o calendário, que permanece até hoje em lugares de destaque em suas casas.

Água, migração, casa, trabalho, resistência, feira, festa, fé, cotidiano, criança, medo e futuro são os temas apresentados na exposição, que mistura vários períodos da história da Maré, desde sua formação até o tempo presente. Contribuindo para resignificar o papel dos museus no mundo contemporâneo, o Museu da Maré trabalha a concepção de sua exposição de forma a promover o diálogo entre as diferenças existentes na cidade, a partir de imagens, documentos e objetos doados por moradores, mas que se comunicam pelo afeto e simplicidade com inúmeras pessoas de tantos outros lugares.

SERVIÇO

DATA: 30 de novembro de 2013, a partir das 16h LOCAL: Museu da Maré (Av. Guilherme Maxwell, 26 – Maré)

PROGRAMAÇÃO: 16h – Concentração 17h – Cerimônia ecumênica com Ivanir dos Santos 18:30 – Lançamento da renovação da exposição 19:30 – Festa com presença de grupos musicais locais

COMO CHEGAR: Pela Av. Brasil, sentido Zona Oeste (passarela no. 7): entrar na primeira rua à direita, entre o quartel do Exército (CPOR) e a escola Bahia.

Tel: (21) 3868-6748

E-mail: museudamare@ceasm.org.br

Site: www.museudamare.org.br

Face: museudamare2006

Horário de funcionamento: 9h às 19h (seg à sex); 9h às 18h (sab)

Anúncios