Por Luiza Gould

Foto: Reprodução

Em três dias ele já havia conseguido um público de mais de 1 milhão de pessoas no Brasil, arrecadando R$ 12,6 milhões. Com esses números estimados pela consultoria Rentrack, Jogos Vorazes: Em chamas, voou na frente de outras produções e já ocupa o primeiro lugar no ranking de bilheterias brasileiras este ano. A estreia, antecipada no Brasil devido ao feriado da Proclamação da República fazendo do país o primeiro do mundo a exibir o filme, já gerou só nesse primeiro final de semana contabilizado mais que o dobro do público do primeiro Jogos Vorazes, exibido em 2012. A adaptação para o cinema da trilogia The Hunger Games escrita pela autora norte-americana Suzanne Collins tem nos papeis principais a atriz Jennifer Lawrence e o ator Josh Hutcherson.

A ideia para a série, cujo primeiro volume foi lançado em 2008, veio enquanto Suzanne mudava de canais vendo televisão. Depois de ver a competição de um reality show e, em seguida, cenas da Guerra do Iraque, a escritora buscou ainda inspiração na mitologia grega e nos gladiadores para criar sua história, que tem como personagem principal a caçadora Katniss Everdeen, narradora dos livros. Katniss é moradora de uma nação chamada Panem que existe em um futuro não definido. O país é formado por uma cidade central, intitulada Capital. e possui ainda doze distritos mais pobres que rodeiam esse centro de poder. Depois da rebelião de um dos distritos, o 13°, que deixou de existir, a Capital passou a organizar uma competição anual, transmitida pela televisão, para reafirmar o seu poder e impedir novos levantes. Chamada de Jogos Vorazes a batalha consiste na luta até a morte de jovens entre doze e dezoito anos, de distritos diferentes. Dos escolhidos para participar da luta apenas um deve sobreviver. Katniss resolve assumir o lugar da irmã mais nova depois que ela é selecionada para participar dos jogos. A personagem descobre, então, que terá que enfrentar Peeta Mellark, menino que lhe ofereceu comida quando passou ela fome na infância. Depois de conquistar a simpatia do público que passa a os ver como um casal, a Capital é obrigada a mudar as regras e acaba por aceitar que seja possível dois sobreviventes em um jogo. O centro de poder, volta, no entanto, atrás quando só os dois restam na competição, mas Katniss tem uma ideia que salva ela e Peeta: os dois ameaçam se suicidar e conseguem juntos sobreviver, fazendo a Capital voltar atrás na sua decisão.

Em Chamas (Catching Fire), segundo livro da trilogia que agora chega aos cinemas é a continuação da saga. Nesse volume Katniss passa a ser perseguida por desafiar a Capital mudando no último jogo as regras instauradas. Agora a protagonista terá que lutar contra a represália do governo para salvar a si própria, as pessoas que ama e todos os habitantes de Panem. Confira aqui entrevista em que atriz Jennifer Lawrence contando mais detalhes sobre esse segundo filme.

Anúncios