Por Thais Ximenes

A romancista britânica Jane Austen (1775 – 1817) encanta gerações com suas histórias que retratam o cotidiano da Inglaterra do século XIX e todos os conflitos sociais que rodavam a época. Seu livro mais famoso, Orgulho e Preconceito (1813), já foi adaptado para o cinema, teatro, séries de TV e recentemente foi transformada em uma web série e transmitida inteiramente pelo Youtube: The Lizzie Bennet Diaries.

Voltando ao assunto principal, The Lizzie Bennet Diaries foi adaptada para os anos 2010 e a história levemente alterada. Lizzie agora é uma jovem de 24 anos, que estuda Comunicação, e tem apenas 2 irmãs, Lydia e Jane. Com ajuda de sua melhor amiga, Charlotte, Lizzie começa a gravar vídeos para expressar suas opiniões. Assim como a Lizzie de 1813, a atual também defende os direitos das mulheres, para a infelicidade de sua mãe, que torce para que suas filhas arrumem um marido rico. Assista ao primeiro episódio:

 

 

Quase todos os personagens do livro foram levados para internet salvo algumas mudanças de nome: Mr. Bingley foi transformado em Bing Lee, um estudante de medicina e interesse amoroso de Jane e Charlotte Lucas, melhor amiga de Lizzie na obra original, ganhou o sobrenome Su. Mr e Mrs. Bennet nunca aparecem apesar de serem citados constantemente.

 

Foto: Reprodução

 

A série já foi finalizada e contou com 100 episódios, mas não se assuste com esse número. O tempo médio de cada um não ultrapassa 4 minutos e justamente essa rapidez que te faz assistir 20 episódios em uma tarde. Outro ponto interessante da web série, é a interação com outras redes sociais. Quase todos os personagens possuem conta no Twitter e interagem com os espectadores. A plataforma Tumblr também é utilizada por Lizzie e Lydia.

A web série foi idelizada por Hank Green (famoso pelo Vlogbrothers, junto com seu irmão John Green) e Bernie Su. A parceria dos dois ainda gerou um vlog para Lydia e os spin off Maria of the Lu, Collins & Collins e Pemberley Digital. Neste último canal, estão sendo postados uma nova web série chamada Emma Approved baseada no livro Emma, obra também escrita por Jane Austen.

Anúncios