Por Thais Ximenes

Você provavelmente não se lembra do primeiro filme do Tom Hanks, mas com certeza sabe que ele nunca te decepcionou. O seu novo filme, Capitão Phillips, estreou na última semana, te faz lembrar o quão maravilhoso ele é.

O longa, baseado em fato reais, conta a história de Rich Phillips (Tom Hanks), um capitão da marinha mercante que teve seu navio sequestrado por piratas somalis em 2009. Dirigido por Paul Greengrass (Supremacia Bourne), o filme tem uma narrativa eletrizante, reforçada pelo uso da câmera no estilo documentário, que não para nunca.

Cenas do filme
Cenas do filme

Um destaque importante do filme são os atores escalados para interpretar os piratas. Muse (Barkhad Adbi), líder do bando que invade o navio de Phillips, é um tanto quanto irônico quando diz que “são apenas negócios” ou “vai ficar tudo bem”. O foco dele é que todos saiam vivos e com o dinheiro na mão e apesar de ter tido várias chances de matar Phillips ou algum de seus “colegas” piratas. Aliás, Phillips e Muse são parecidos em alguns pontos: são obstinados em defender seus interesses e de seus homens.

Cenas do filme
Cenas do filme

Greengrass pontua novamente quando não coloca os somalis nos papéis de vilões. No filme, o diretor e roteiristas deixaram bem claro que os piratas também são vítimas. A fome, a pobreza, o estado de guerra civil e principalmente, o instinto de sobrevivência são alguns dos motivos que os impulsionaram a sequestrar navios em troca de dinheiro.

A atuação de Tom Hanks te faz entender o porquê dele ter ganhado dois Oscars e ter concorrido a tantos outros prêmios. É uma atuação simples, mas consegue passar o sentimento de um homem que não estava preparado para viver a situação. Pela cena final, eu aposto uma indicação a algum prêmio. Um homem em estado de choque, que estava prestes a ser executado, é salvo depois de passar dias sofrendo com agressões físicas e psicológicas.

Cenas do filme
Cenas do filme

Se você não tiver nada marcado no próximo final de semana, eu sugiro que vá ao cinema e assista Capitão Phillips, e eu garanto que você não vai se decepcionar.

Trailer:

Paul Greengras

 

Anúncios