Por Natália Nunes

Sucesso nos EUA, Girls chega a terceira temporada

GirlsCriada e estrelada por Lena Dunham, Girls conseguiu a difícil tarefa de conquistar a crítica e o público logo em sua primeira temporada. A série, que narra a vida de quatro mulheres na faixa dos vinte anos vivendo com poucos recursos em Nova Yorque em plena crise econômica, traz uma abordagem naturalista e intimista de uma “geração perdida”. Sem a presença de um relacionamento familiar estável, soltas no mundo, as personagens de Girls são mulheres inseguras e desnorteadas, que não sustentam ideologias enraizadas mas buscam encontrar um caminho que defina suas vidas.

Quando a temporada tem início, somos apresentados à protagonista da história, Hannah, uma jovem que vive da mesada dos pais. Formada, mas ainda trabalhando em um estágio não remunerado, ela se vê imersa na realidade quando descobre que não será mais sustentada. Na cena seguinte, após roubar a gorjeta que seus pais deixaram para a camareira do hotel, Hannah caminha desnorteada pelas ruas da cidade, temendo por seu futuro. Após dez episódios, a temporada conclui com o mesmo tipo de cena. Depois de sair de uma festa e romper com Adam, Hannah pega um trem, no qual adormece. Ao acordar, ela descobre que perdeu o ponto em que deveria descer e que sua bolsa foi roubada. Após caminhar sem rumo, Hannah chega a uma praia onde se senta na areia. Comendo um pedaço de bolo que sobrou da festa – sobremesa que foi negada pela mãe no primeiro episódio, Hannah vislumbra o horizonte, mostrando-se calma e até feliz, o que leva a crer que, apesar de tudo, ela está determinada a enfrentar seu futuro.

Entre estas duas cenas, a temporada apresentou as mudanças pelas quais Hannah e suas amigas passaram. Consciente de que terá de buscar um emprego para se manter, Hannah enfrenta o conflito natural de uma pessoa que, insegura, sonha em se tornar escritora, mas não sabe como iniciar uma carreira. Forçada a buscar trabalhos que a afastarão de seus objetivos, ela ainda vive uma relação frágil e individualista com o aspirante a ator Adam, bem como um relacionamento complicado com as amigas Marnie, Jessa e Shoshana. Cada uma delas mergulhadas em seus próprios problemas, mas todas sem noção do que fazer com suas vidas.

Adam é um jovem que, aparentemente, trata Hanna como uma insignificante. Algo que ela parece não perceber ou não se importar. Adam é um aspirante a ator que se sustenta com trabalhos de carpintaria. Os dois só se encontram de vez em quando, sempre que Hannah se sente insegura e precisa de alguém em quem se apoiar. Com ele, ela compartilha suas dúvidas, temores e inseguranças, mantendo uma relação sexual que não a satisfaz plenamente. É uma relação fragilizada e egoísta, que não leva em consideração os interesses mútuos, apenas individuais.

Ao contrário de Hannah, Marnie tem afeto e atenção em excesso por parte de seu namorado Charlie, de quem já se cansou, mas não sabe como terminar a relação. O grupo de amigas também é formado por Shoshanna, uma jovem apaixonada por Sex and the City, que cresceu em uma família tradicional e carrega “o fardo” de ainda ser virgem. Ela divide o apartamento com a prima Jessa, recém-chegada da Inglaterra. Com um comportamento boêmio, Jessa já viajou pelo mundo e agora busca por uma vida mais estável. Trabalhando como babá, ela entra em contato com uma família e seu relacionamento com eles a fará olhar para seu futuro.

O tema da série não é novo: a passagem da juventude para a fase adulta. Mas Girls traz uma abordagem mais realista e por vezes crua, deixando de lado a glamourização, idealização e fantasias que a TV e o cinema americano costumam dar ao tema. Não parece haver a intenção de transformar as personagens em bonecas bem vestidas, para que sirvam de modelo e mercadoria para o público consumidor.

A previsão de estreia da terceira temporada de Girls é para o início de 2014. Em seu retorno, a série introduzirá o ator Michael Zegen (Boardwalk Empire), que fará participações recorrentes. Seu personagem não foi divulgado, mas ele entra no elenco para substituir Christopher Abbott, que em abril deixou a produção quando entrou em conflito com Lena. Ele interpretava Charlie, o namorado de Marnie.

No Brasil, a série é exibida pela HBO, sendo que a primeira temporada já foi lançada em DVD.

Anúncios