Por Jader Colombino

Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

Desde domingo, dia 27, o acréscimo do dígito 9 aos números de celular chegou aos serviços de telefonia do Rio de Janeiro e Espírito Santo. Com isso, para realizar chamadas, o nono dígito deverá ser incluído no começo dos números de celulares que estejam dentro das áreas dos códigos 21, 22 e 24 (Rio) e 27 e 28 (Espírito Santo).

A regra também vale para o envio de mensagens de texto (SMS) e multimídia (MMS). Até dia 5 de novembro, as chamadas que contarem apenas com oito dígitos serão completadas pelas operadoras. Após essa data, as empresas de telefonia interceptarão a ligação e uma mensagem orientará o usuário a refazer a chamada, considerando, desta vez o 9.

A mudança ocorre como estratégia para atender à crescente demanda pelo serviço móvel. Com a inclusão do nono dígito, cada área de numeração (DDD) terá a capacidade de número de celulares aumentada de 37 milhões para 90 milhões.

Para evitar o trabalho de substituir os números de cada contato, surgiram alguns aplicativos disponíveis para smartphones que podem ajudar os usuários a atualizar sua agenda. A proposta desses aplicativos, disponíveis para Android, BlackBerry e iPhone, é facilitar a atualização dos contatos ao inserir automaticamente o nono dígito em todos os telefones da agenda. Confira a lista de aplicativos.

Anúncios