Por Jader Colombino

Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

O papo no celular está ótimo, várias mensagens, atualizações, fotos, e-mails, notificações do facebook, mas de repente, a bateria do celular acaba. Também, não é para menos, depois de horas e horas de conversa, um dia ela precisa ser recarregada. Esse é o drama de muitos usuários de smartphones que sempre reclamam da duração reduzida das baterias.

Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

O grande vilão que mais consome a energia dos smarthphones é a conectividade, pois quanto maior o número de bits transmitidos entre o celular e a antena, mais energia é demandado do aparelho.  Além disso, os diversos aplicativos, jogos e redes sociais também contribuem para o fim da bateria com maior rapidez.

 Jesper Rohde, diretor da empresa multinacional de tecnologia Inovação em Novos Negócios, Parcerias e Alianças anunciou uma novidade que pode facilitar a vida dos usuários de smartphones: a possibilidade de carregar a bateria do celular pela luz do ambiente. Para que isso aconteça, uma camada 90% transparente de um material condutor, localizada entre a frente do vidro protetor e a tela, captura a luz e carrega o aparelho. Outra possibilidade diz respeito à diminuição do tempo de carga, que em vez de ficar três horas carregando, gasta apenas 15 segundos e pode aumentar a capacidade da bateria em até 30 vezes.

Essa tecnologia ainda não está acessível, mas existem alguns procedimentos que podem auxiliar aos usuários de smartphones a aumentar o tempo de duração de suas baterias. Confira. 

 Entenda como funciona a bateria de um celular.

Anúncios