Por Juliana Caldeira

 

Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

 

O Windows está de cara nova. Depois de receber inúmeras críticas sobre o Windows 8, a Microsoft se prepara para trazer ao mercado a primeira grande atualização de seu atual sistema operacional, que será lançado ainda no mês de outubro. Trata-se do Windows Blue ou Windows 8.1, que será distribuído como uma atualização gratuita para os atuais usuários do Windows 8.

Entre as modificações aguardadas para o novo sistema, estão mudanças na tela inicial e volta do botão ‘Iniciar’, ícones com tamanhos variados que permitem customizar a tela inicial, acesso fácil às configurações, busca de configurações agregada, o que facilita a customização do dispositivo, dentre outras. Além disso, alguns aplicativos já existentes, como o Email e o Xbox Music, receberam melhorias, enquanto outros foram criados. Uma versão nova do Office também está sendo preparada.

A nova versão também vai trazer suporte nativo para impressão em 3D, tecnologia que está começando a se popularizar. No canal da Microsoft no YouTube, há um vídeo que mostra como será a integração do Windows 8.1 com impressoras 3D e a interface de impressão.

Uma das mudanças no aplicativo Fotos é a adição de novos recursos de edição que permitem que o usuário ajuste imagens direto do aplicativo. O arquivo de origem pode estar no Email e no Skydrive (aplicativo que serve para compartilhar e acessar fotos e arquivos de praticamente qualquer lugar), e também será possível criar panoramas. Por outro lado, ele vai perder integração com o Facebook e o Flickr, disponível na atual versão do Windows 8.

Já o Email vai adicionar opções para filtrar mensagens e introduzir uma lista de leitura que colhe links diretamente do Internet Explorer 11. O navegador da Microsoft também recebe uma atualização e a partir do Windows 8.1 passa a ser distribuído em sua versão nova.

A Microsoft anunciou todos os aplicativos que estarão pré-instalados no Windows 8.1, e a maioria deles já é conhecida dos usuários de Windows 8. Porém, todos passaram por reformulações de estrutura e design. Há também algumas novidades, como o Bing Health and Fitness (Saúde e Bem-Estar), o Xbox Video e o Skype.

A atualização para o Windows 8.1, válida tanto para o Windows 8 quanto para o Windows RT, estará disponível gratuitamente na Windows Store até o fim do ano.

Anúncios