Por Débora Driettrich

Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

A série que conta a vida dos motoqueiros do MC SAMCRO é considerada uma das melhores da atualidade. E não podia ser diferente. Com roteiro impecável e ritmo alucinante, Sons of Anarchy saiu do lugar comum e trouxe a música como um forte (e importante) componente de seu sucesso.  Ganhador do prêmio ASCAP e nomeado ao Emmy como melhor trilha sonora de abertura, não é exagero dizer que a alma e o charme da série vêm exatamente das músicas.

O gênio por trás de tal proeza é Bob Thiele Jr. Assim como seu pai, Thiele é músico, compositor e produtor musical, e já trabalhou em séries como The OC e The Office. Ele é também membro da banda The Forest Rangers, que Thiele costuma chamar de a “banda da casa” do SAMCRO. O grupo toca a maior parte das músicas da série e chegou até a aparecer em alguns episódios. Uma característica de Thiele em SOA é trazer artistas ainda desconhecidos do grande público, o que mescla perfeitamente com o tom da série.

Curtis Stigers & The Forest Rangers – John the revelator

Em entrevista à revista americana Rolling Stone, Thiele afirmou que para ele as músicas se tornam a narrativa da trama. “Às vezes a música é um personagem. As músicas se tornam a narrativa. Elas movem a história, funcionando emocionalmente como um personagem faz”, completou.

Poucas séries têm aberturas tão marcantes como Sons of Anarchy. Isso muito se deve à This Life, composta por Curtis Stigers e The Forest Rangers. A música canta o estilo de vida dos motoqueiros, com batidas fortes e envolventes.

Na terceira temporada, que se passa na Irlanda, o tema de abertura foi estilizado. Thiele trouxe a gaita de fole, característica da cultura irlandesa.

Curtis Stigers – This life (Irish version)

Depois de quatro temporadas, os produtores de Sons of Anarchy lançaram um álbum com a trilha sonora. O interessante é que este soundtrack é composto apenas por musicas gravadas (e regravadas) especialmente para a série.

Outro fato curioso é a participação em quatro músicas do álbum da atriz Katey Mosshart, que interpreta a Gemma na trama. Além dela, a cantora e fã da série, Alisson Mosshart, juntamente com The Forest Rangers, fizeram um cover de What a wonderful world, de Louis Armstrong. O álbum pode ser ouvido aqui e comprado aqui.

Battleme – Hey hey my my

Legenda: Audra Mae – Forever Young

Já na sexta temporada, que começou em setembro, a turma da cidade fictícia de Charming traz novamente uma série de músicas cuidadosamente escolhidas e redesenhadas. The Forest Rangers fez uma parceria com Noah Gundersen e gravou um cover de As Tears Go By, originalmente do Rolling Stones. A música fechou o segundo episódio desta temporada. “Mais uma vez, nós pegamos uma música icônica – de Londres da época de 1966 – e moldamos para ter o sentimento de Charming, California”, declarou Thiele.

Noah Gundersen & Tthe Forest Rangers – As tears GO by

Anúncios