Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

Por Karina Lopes

Criado em 1999, o festival de Cinema do Rio despontou na cena internacional como um dos mais importantes do circuito. O evento, que acontece anualmente, apresenta uma vasta programação. Entre produções nacionais e internacionais, além de diversos gêneros cinematográficos, o festival traz um panorama completo das produções de todo o mundo. Diretores importantes, como Roman Polanski, Costa-Gavras e Louis Malle, já passaram pelo festival.

Foto 2 KarinaO evento, que começou em setembro, terá suas ultimas seções nesta semana. Foram exibidos filmes de mais de 60 países, além de mostras e homenagens a grandes nomes do cinema. Nesta edição, a produção alemã ganhou atenção especial, com foco dedicado ao que de mais novo vem sendo produzido por lá. Também entram no circuito filmes premiados nos principais festivais internacionais como, Cannes, Toronto e Sundance.

A diversidade e uma das principais características do festival, com mostras de filmes de temática homossexual a filmes undergrounds (veja a programação completa), que raramente tem a oportunidade de ocupar as grandes salas. O Festival de Cinema do Rio entrou para o calendário cultural da cidade e movimenta a cena audiovisual no país. Para os adoradores do cinema nacional, filmes como “Feio, eu?”, “Tatuagem” e “Mato sem cachorro”, aparecem como os grandes destaques. Já no cinema mundial, os críticos apostam em filmes como “Espirito 45”, do britanico Ken Loach, “Blue Jasmin”,do aclamado Woody Alen e “Moebius”, do controverso diretor coreano Kim ki-duk. (leia as críticas)

Após duas semanas em cartaz, as salas de cinema encerram suas atividades pelo festival nesta quinta- feira (10). Para quem perdeu algum dos filmes, ou não pode ir às seções, o festival realiza uma repescagem dos títulos e seleciona algumas perolas do festival para serem reapresentadas. No site do festival, além da programação completa, é possível encontrar vídeos, fotos e matérias sobre os filmes.

http://www.flickr.com/photos/festivaldorio/

http://www.festivaldorio.com.br/br/noticias/documentario-i-mazzaropi-i-tera-sessoes-dias-8-e-9

 

Anúncios