Provedor é um dos pioneiros na produção de séries exclusivas para internet

Por Isabella Zonta

Por definição, Netflix é um site provedor de séries e filmes no modelo on-demand. O que isso significa? Pagando uma mensalidade (R$16,90 no Brasil), você tem acesso a um catálogo extenso de conteúdo audiovisual para streaming, isto é, visualização online. Imagine as quase extintas locadoras de filmes de bairro, multiplique então seus títulos por mil e acrescente a vantagem de ter acesso a isso tudo da sua sala de estar. Essa é a receita do sucesso do Netflix. Faltou algum ingrediente? Sim, as séries originais.

Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

Custeadas pelo próprio Netflix, as séries originais chamam a atenção por diversos motivos. A qualidade de produção e a inovação dos temáticas das narrativas são exemplos, mas o maior deles talvez seja o modo como as séries são disponibilizadas: as temporadas estreiam completas, com todos os episódios lançados simultaneamente. Perfeito para uma maratona, não é?

Lilyhammer (EUA/Noruega) foi a primeira série produzida pelo Netflix. Porém foram as séries lançadas em 2013 responsáveis pelo grande êxito do site. Bons exemplos são: House of Cards  e Orange is the New Black . Vale lembrar também que o falecido Arrested Development voltou com uma temporada distribuída exclusivamente pelo Netflix após sete anos do seu cancelamento.

Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

Em uma pesquisa realizada pela RBC Capital Market com pouco mais que mil usuários estadunidenses, observou que 43% dos assinantes do Netflix consideram seu conteúdo original como um fator de “moderado” à “extremamente” importante na decisão de manter o serviço. Tal pesquisa certamente ilustra como o formato e o modo de disponibilização das séries originais do Netflix foram bem recebidos. Outro grande indicador desse feito, e que também atesta pela qualidade do conteúdo, foi o fato de House of Cards ter se tornando a primeira série feita para internet a receber indicações no Emmy, premiação que reconhece a excelência da indústria televisiva nos Estados Unidos, entre elas Melhor Ator de Série Dramática, com Kevin Spacey, e Melhor Série Dramática.

Aclamados pelo público e pela crítica, as séries do Netflix abriram caminho para um novo fazer e consumo audiovisual. Suas influências inclusive já podem ser sentidas no Brasil haja vista que estreou em agosto a primeira séria original Netflix brasileira: A Toca. Assista ao trailer agora.

Anúncios