Por Natália Nunes

Conheça mais sobre o esporte e a Liga Americana

Conheça mais sobre o esporte e a Liga Americana
Conheça mais sobre o esporte e a Liga Americana

A Liga Nacional de Futebol Americano (NFL), em termos de renda e número de fãs, é a maior liga de esportes na América do Norte e uma das maiores do mundo. A NFL é organizada em duas conferências: a Conferência Nacional (NFC) e a Conferência Americana (AFC), sendo que em cada uma das conferências há quatro divisões (Norte, Sul, Leste, e Oeste), com quatro times por divisão.

Os playoffs são disputados em jogos únicos por 12 times, com os campeões das 8 divisões, mais os 2 melhores de cada conferência que não ganharam sua divisão (o chamado Wild-Card). O Super Bowl é a final da NFL é disputado em um jogo único sempre no primeiro domingo de fevereiro. Os campeões da American Conference e da National Conference decidem o campeonato.

Entenda o futebol americano:

O touchdown é apenas um dos modos de marcar pontos no futebol americano. Depois de marcar um touchdown, uma equipe pode chutar um field goal para tentar obter um ponto extra ou tentar correr ou passar a bola para a zona final para tentar obter uma conversão de ponto duplo. A equipe tem apenas uma chance na conversão extrapoint de ponto duplo. Conheça todas as formas de marcar pontos e como eles são distribuídos:

Touchdown (TD): A bola é carregada para dentro da zona final do adversário ou pega na zona final. Vale seis pontos.

Field Goal ou ponto extra: Uma bola é chutada através das traves do gol do adversário após um touchdown. Vale um ponto.

Conversão de ponto duplo: Uma bola é carregada para dentro da zona final do adversário ou pega na zona final, após touchdown. Vale dois pontos.

Gol de Campo: Uma bola é chutada através das traves do gol do adversário. Vale três pontos.

Safety: Um jogador bloqueia um jogador adversário na própria zona final dele. Vale dois pontos.

Após marcar um gol de campo ou touchdown e completar um ponto extra ou tentar uma conversão de ponto duplo, a equipe deve chutar a bola para a equipe adversária. A única exceção é o safety. A equipe que marca o safety ganha a bola em um chute livre.

A escalação da NFL não permite mais de 53 jogadores em uma equipe. São permitidos apenas 11 jogadores por equipe de cada vez em campo. São três equipes dentro de um time: o ataque, a defesa e os times especiais. Cada um desses três grupos tem posições e habilidades específicas. Saiba mais sobre cada uma delas:

Ataque: É responsável por passar a bola à frente, em direção à zona final do adversário. Para fazer isso, o atacante joga a bola para outro jogador ou segura a bola e corre para frente. Posições básicas do ataque:

– Quarterback (QB): Joga a bola para os receptores ou passa a bola para os running backs (RB). O quarterback também é o “cérebro do time” porque é o líder em campo.

– Linha de ataque: Estes jogadores fornecem o bloqueio para os quarterbacks e running backs. São divididos em centers (C) (fica no meio da linha, com a função de passar a bola por baixo de suas pernas para o quarterback), guards (LG/RG) (atuam no meio de campo) e tackles (LT/RT) (ficam posicionados do lado de fora de cada guardae cada equipe tem dois tackles).

– Receivers: Os receptores correm pelo campo e pegam as bolas arremessadas pelo quarterback. Os receptores podem ser wide receivers (WR) ou tight ends (LTE/RTE), dependendo de suas posições no campo.

– Running backs: São os que recebem a bola do quarterback e partem para a corrida em direção à zona final. Dependendo da organização dos jogadores do ataque, um running back deve ser chamado de tailback (TB), halfback (HB) ou fullback (FB).

Defesa: Quando uma equipe não tem a posse de bola, entra a equipe da defesa em campo. Os jogadores devem bloquear o atacante que está com a bola e impedir que o ataque avance. A defesa também tenta tirar a bola do ataque. Posições básicas da defesa:

– Linha de defesa: Os homens da defesa pressionam o quarterback tentando bloqueá-lo antes que ele lance a bola. Eles também tentam impedir os running backs. São divididos em ends (LE/RE) (ficam do lado de fora da linha e tentam avançar nos tackles de ataque), nose tackle (NT) (ficam ao lado da bola) e tackle (LDT/RDT) (atravessam um guarda e tentam cortar a linha de ataque).

– Linebackers: Quando há três atacantes, um é o linebacker intermediário (MLB) e dois são os linebackers externos (OLB). Quando há quatro atacantes, dois são linebackers internos (ILB) e dois externos. Sua função é afastar os atacantes, conter os corredores e cobrir os receptores em algumas jogadas.

– Cornerbacks (CB): Evitam que os wide receivers peguem a bola interrompendo os passes do quarterback.

– Safeties: Eles jogam atrás da defesa para evitar um passe longo ou uma corrida. Um strong safety (SS) fica em linha na lateral do campo onde há mais atacantes. O free safety (FS) joga em uma posição centralizada, no fundo.

Equipes especiais: Se a equipe deve chutar a bola, ela usa a unidade especial do time. Essa unidade inclui os chutadores, a linha de atacantes e os jogadores que correm pelo campo para bloquear um returner.

– Placekicker: Chuta a bola através da trave de gol para marcar pontos, chuta a bola para o outro time para iniciar o jogo e, também, para reiniciá-lo após cada gol marcado.

– Punter: É quem chuta livremente a bola se sua equipe não consegue avançar a bola pelo campo.

– Returner: Durante um chute inicial ou chute no ar, o returner tenta pegar a bola e devolvê-la o mais longe possível. Um jogador pode marcar um touchdown em uma devolução.

Anúncios