Por Fernanda Costantino e Luiza Barata

wikiiUma boa notícia para os moradores do Morro Agudo, em Comendador Soares. O projeto Wikimapa já começou a desenvolver o mapeamento digital das principais ruas do bairro de Nova Iguaçu. Assim como nas comunidades da Maré, Santa Marta, Cidade de Deus e Pavão-pavãozinho, a expectativa é divulgar os principais pontos de comércio do local.

O site é muito similar ao Google Maps, com uma crucial diferença: localizar ruas e vielas em comunidades de baixa renda. Todo o trabalho é feito pelos próprios moradores, que fotografam as regiões e montam os trajetos.

Com o sistema, é possível compartilhar não só informações de tráfego e travessia, como também opções de cultura, lazer, educação e saúde. A própria comunidade se apresenta para quem não vive na região. O morador pode, por exemplo, indicar uma padaria ou um salão de beleza que tenha algum diferencial e divulgá-lo para outras pessoas.

O objetivo é expandir o projeto e incluir todas as comunidades cariocas nos mapas, revitalizando as regiões. Além do portal, o conteúdo também está disponível em aplicativo para o celular. A novidade fez com que o mapa fique a qualquer momento, o que incentiva quem quiser conhecer os pontos definidos no mapa.

Os interessados em fazer parte do mapeamento do Morro Agudo precisam ter entre 16 e 25 anos e morar na região. Para saber mais sobre o projeto e conferir as novidades, basta acessar www.wikimapa.org.br.

Anúncios