Por Elson Souza

As redes sociais são um verdadeiro fenômeno da Internet. Todos os dias milhares de internautas dedicam cerca de seis horas diárias a esse tipo de página. O Brasil, inclusive, foi eleito o quarto país no mundo com o maior número de usuários de sites de relacionamentos. Confira abaixo as redes sociais mais acessadas por brasileiros:

5. LinkedIn

Diferente das redes sociais convencionais, o foco do LinkedIn não é apenas a interação social entre os usuários, mas também a profissional. No serviço, os usuários podem estabelecer ligações com outras pessoas cadastradas no sistema, descrever seu histórico profissional e até procurar vagas oferecidas por empresas. O sucesso do LinkedIn nesse segmento é tão grande que companhias como Google, Motorola e Nokia utilizam a página para anunciar cargos específicos.

4. Twitter

O Twitter é um serviço de micro blog criado em 2006, onde os usuários podem trocar mensagens rápidas de até 140 caracteres, os tweets. O serviço ganhou destaque por permitir uma comunicação simples sobre acontecimentos que envolvam a vida das pessoas cadastradas no site. Entretanto, foi a adesão de grandes veículos de comunicação e também de celebridades que fez com que essa rede social se popularizasse. Na ferramenta, o usuário pode seguir uma pessoa de seu interesse, criar listas de contatos, responder as mensagens em sua timeline e até republicar conteúdos de terceiros no seu perfil. Ferramentas que fizeram do Twitter um dos meios mais utilizados na Internet para manifestações e protestos. Outro ponto de destaque nessa ferramenta são os Trending Topics, ou Assuntos do Momento, que apresentam os termos mais citados no micro blog.

3. Orkut

O Orkut já foi a rede social mais acessada no país, mas perdeu espaço para o gigante Facebook. O serviço, criado em janeiro de 2004 e pertencente ao Google, oferece a troca de mensagens, recados (scraps) e a participação em comunidades. Essas páginas, que reúnem pessoas em torno de um tema ou assunto, são a principal marca dessa rede social. No Brasil, o Orkut chegou a ter 40 milhões de usuários cadastrados, porém denúncias de crimes cibernéticos, mudanças em sua interface e investidas de outros sites no país fizeram com que a rede sofresse uma grande queda de acesso.

2. YouTube

Ao contrário do que boa parte dos internautas pensam, o YouTube não é somente um site de compartilhamento de vídeos. O serviço do Google pode ser considerado uma rede social por permitir que os usuários postem comentários, classifiquem o conteúdo publicado no site e até mesmo deem respostas ao mesmo. Criado em 2006, o YouTube tem 72 horas de vídeos publicadas a cada minuto. O mais famoso deles, o hit Gangnam Style, do sul-coreano Psy, alcançou a marca de um bilhão de visualizações no fim de dezembro.

1. Facebook

Com mais de um bilhão de usuários ativos em todo mundo, o Facebook é rede social mais acessada no Brasil. Criada por Mark Zuckerberg e o brasileiro Eduardo Saverin, esse site de relacionamentos permite que pessoas cadastradas estabeleçam contatos entre si, sigam páginas de seu interesse e também publiquem mensagens, fotos e vídeos em seus perfis. Grande parte do sucesso do Facebook se deve também ao acesso da ferramenta a partir de plataformas móveis, como celulares, tablets e smartphones. No Brasil, a rede social conquistou espaço rapidamente com o declínio do Orkut.

face

Anúncios