Por Elena Wesley

Barcos movidos a energia solar, excesso de sódio na alimentação, os mistérios da fabricação de perfume, o UFF Mobile. Estes são alguns dos temas abordados na última edição da BITS Ciência, já a próxima trará uma retrospectiva da ciência do ano passado e as perspectivas para 2013. A primeira revista eletrônica do IACS reúne expoentes da Comunicação Social, com o apoio do Cinema e da Produção Cultural, para dar um upgrade no telejornalismo da UFF e levar o conteúdo científico para ainda mais perto da sociedade.

BITS - Parte da equipe

A Revista Eletrônica de Ciência, Inovação e Tecnologia inova no formato e no conteúdo. A partir da ideia da professora Denise Tavares, a BITS se propõe a ambientar os alunos com a produção televisiva e divulgar as pesquisas científicas da universidade. “A ciência e a tecnologia já fazem parte do nosso cotidiano, mas precisamos descobri-las na UFF”, define a coordenadora do projeto.

Os alunos “fundadores” do programa abraçaram o desafio de transmitir conhecimento técnico ao público em uma linguagem mais acessível. Para Laís Carpenter, esta preocupação é a singularidade da BITS e proporciona aos alunos uma oportunidade de pesquisa e aprendizado.

Também encantada com o mundo da telinha, a aluna Jéssica Alves destaca os benefícios de integrar a equipe BITS Ciência: “Percebi o aperfeiçoamento na minha percepção jornalística. Fico pensando quais imagens podem ser feitas para valorizar a matéria. Essa sensibilidade é fundamental para a comunicação”, comemora a estudante do quinto período.“Por participar de todo o processo de produção das matérias, conclui que a televisão é mesmo a área na qual desejo me especializar”, revela a estudante do 6º período de jornalismo. Integrante da equipe de apresentadores, ela elogia o contato com o conteúdo científico: “Foi incrível entrevistar um físico sobre a Partícula de Deus, entender a teoria e explicá-la aos espectadores”.

A visibilidade do conteúdo científico garante à equipe portas abertas para a aquisição de equipamentos. As gravações são feitas num estúdio – com telepromter e tudo – no próprio Iacs. O canal universitário, Unitevê, é um importante parceiro para o programa, além de ceder o espaço para edições e os colaboradores, exibe a revista e sua programação oficial e disponibiliza os vídeos no Ufftube. Em nove meses de funcionamento, o projeto já conseguiu financiamento em um edital da Faperj voltado para área tecnológica. E esse ano, o projeto ganhou 3 estagiários para dinamizar a produção da revista.

Veja mais:

Galeria de imagens dos bastidores da BITS Ciência.

Confira todas as edições da BITS

Divirta-se com os erros de gravação do programa

A BITS no facebook

Anúncios